Nesse livro Renata Junqueira e Ana Maria Menin propõem converter as salas de aula em “espaços letrados”, com leitores especializados, ou seja, competentes do ponto de vista cognitivo e social. As autoras propõe que estamos em uma época em que é de grande necessidade uma síntese de capacidades relacionadas ao letramento. Um exemplo é o uso de estratégias de leitura como a visualização (por meio de gráficos e mapas cognitivos). A integração desses novos paradigmas permite aos alunos (des)construir a história e mapear de forma colaborativa. Desse modo, pode superar pré-conceitos e construir suas próprias leituras, apoiados na figura mediadora do professor. Converter as salas de aula em “salas letradas”, cartografar a leitura ou fazer ouvir a polifonia dos textos – seguindo também a máxima de prestar atenção como forma prévia da “iluminação” – são desafios que contribuirão sem dúvida para ressaltar o valor dos clássicos como Andersen, para melhorar a educação literária e para fazer da leitura um motor de mudança e progresso da nossa sociedade.
1 x de R$52,00 sem juros | Total R$52,00 | |
2 x de R$26,00 sem juros | Total R$52,00 | |
3 x de R$17,33 sem juros | Total R$52,00 | |
4 x de R$13,45 | Total R$53,81 | |
5 x de R$10,95 | Total R$54,74 |